Embalagens para e-commerce: confira os melhores modelos, dicas e regras dos Correios para enviar seus produtos

Quem trabalha com vendas online precisa ter muita atenção com as embalagens enviadas aos consumidores. Além de garantirem a segurança dos produtos, elas impactam diretamente o valor do frete e são um ótimo recurso de fidelização de clientes. Por isso, as embalagens para e-commerce devem ser de alta qualidade e focadas na experiência de compra.

A seguir, vamos explicar a relevância das embalagens para o varejo online e apresentar os tipos mais usados. Você também vai encontrar as regras de envio dos Correios, dicas para embalar os produtos e mais. Continue a leitura e simplifique sua logística!

A importância das embalagens para o e-commerce

Utilizar embalagens apropriadas para enviar produtos vendidos em e-commerces ou marketplaces é importante por diversos motivos, e traz vantagens tanto para quem vende quanto para quem compra.

Segurança dos produtos

Embalagens reforçadas aumentam a proteção das mercadorias – especialmente das que são frágeis. Isso também diminui o risco de avarias durante o transporte, que prejudicam não só as finanças como a reputação da marca. Assim, a loja evita reclamações referentes à logística e poupa energia no suporte aos clientes.

Impacto na experiência do consumidor

O momento mais aguardado de um compra virtual é a chegada da encomenda. Nessa etapa (repleta de expectativa), a embalagem faz a diferença. Imagine receber um produto em uma caixa amassada ou reaproveitada – péssimo, não? Então, ao escolher as embalagens da sua loja, defina um padrão para proporcionar uma experiência de compra positiva e, assim, fidelizar o cliente.

Redução de gastos com frete

Usar envelopes ou caixas desproporcionais, muito maiores do que o produto, encarece o transporte. Além disso, exceder o limite de peso ou tamanho pode gerar taxas extras e, até mesmo, impedir o envio do produto. Por isso, invista em embalagens adequadas ao tamanho dos itens e que respeitem as regras dos Correios.

Regras dos Correios: limites de dimensão e peso das embalagens

Tamanho mínimo e máximo da caixa dos Correios

Muitos lojistas usam o serviço dos Correios para o envio de produtos vendidos online. No entanto, é preciso conhecer as regras estabelecidas pela estatal sobre o peso e as dimensões permitidas. Veja quais são as dimensões mínimas e máximas aceitas pelo serviço para o transporte de mercadorias:

Caixas e pacotes:

  • Comprimento (C): 15 cm – 100 cm
  • Largura (L): 10 cm – 100 cm
  • Altura (A): 1 cm – 100 cm
  • Soma das dimensões (C+L+A): 25 cm – 200 cm

Envelope:

  • Comprimento (C): 16 cm – 60 cm
  • Largura (L): 11 cm – 60 cm
  • Soma das dimensões (C+L): 27 cm – 120 cm

Rolo:

  • Comprimento (C): 18 cm – 100 cm
  • Diâmetro (D): 5 cm – 91 cm
  • Soma das dimensões (C+2D): 28 cm – 200 cm

Para quem tem contrato com os Correios, é cobrada uma taxa de R$ 79 caso a maior dimensão do pacote (altura, largura ou comprimento) ultrapasse 100 cm. Sem contrato não é possível fazer envios excedendo este limite. Para pacotes com formato esférico, cilíndrico ou outro que não possibilite o processamento em esteira, a taxa é de R$ 20 pela necessidade de manuseio especial.

Limites de peso da embalagem dos Correios

De forma geral, o peso mínimo aceito pelos Correios é 300 g, enquanto o máximo é 30 kg. Entretanto, existem variações de acordo com o serviço de entrega:

  • SEDEX: 30 kg
  • SEDEX 10, SEDEX 12 e SEDEX Hoje: 10kg
  • PAC: 30 kg (remessa individual em âmbito nacional) ou 50 kg (remessa individual em âmbito estadual, entre localidades previstas em contrato)
  • PAC mini: 300 g

Importante: Correios e transportadoras privadas adotam dois modelos de pesagem diferentes:

  1. Peso real do objeto + embalagem: considera o peso do produto já embalado, medido em balança.
  2. Peso cúbico da embalagem: refere-se ao volume do pacote. Este é calculado a partir das dimensões da embalagem e de uma constante definida por meio de uma fórmula. Na prática, multiplique comprimento, largura e altura da embalagem (em centímetros) e divida por 6.000.

No caso dos Correios, o peso real é usado quando o peso cúbico for menor ou igual a 10 kg. Contudo, se o peso cúbico passar de 10 kg, vale o maior valor na comparação entre peso cúbico e real.

Embalagens para e-commerce e materiais de proteção

Caixas de papelão

Clássicas e com bom custo-benefício, as caixas de papelão são a opção mais indicada para enviar os pedidos do seu e-commerce. Por serem reforçadas, elas garantem a segurança das mercadorias transportadas, tanto em relação a impactos quanto à umidade.

Somado a isso, podem ser personalizadas de acordo com o perfil de cada empresa e os itens comercializados. E-commerces de cerveja, por exemplo, têm a possibilidade de usar caixas com divisórias para o transporte das garrafas.

Embalagens plásticas

As embalagens plásticas, como envelopes, não são muito indicadas para o envio de encomendas via Correios. O risco de danos e extravios costuma ser maior nesses casos, pois pacotes plásticos podem se perder ou ser perfurados com mais facilidade. Por isso, priorize pacotes ou caixas de papelão.

No entanto, os Correios aceitam que mercadorias de pequeno volume e peso sejam enviadas em envelopes com plástico-bolha, com dimensão mínima de 16 cm x 11 cm. Portanto, se você precisar utilizar esse tipo de embalagem, adeque-se ao padrão estabelecido – caso contrário, a sua loja pode ser notificada pelos Correios.

Outros materiais importantes para a proteção dos produtos

O cuidado com a encomenda não acaba na escolha de uma embalagem de qualidade. O lojista também precisa ter atenção no momento de embalar o produto e acondicioná-lo na caixa. Portanto, é importante fazer uso de materiais que reforcem a segurança dos produtos e amorteçam impactos que possam ocorrer durante o transporte. Listamos abaixo os materiais mais indicados:

  • Plástico-bolha: indicado para o envio de produtos frágeis e com superfícies delicadas, como televisores, por exemplo.
  • Isopor ou papel picado: boa opção para ocupar espaços vazios da embalagem e reduzir o risco de danos.
  • Almofadas de ar: use-as caso a embalagem contenha mais de um item. Isso evita o choque entre os itens, por exemplo. Também é uma opção para substituir o isopor caso o produto seja muito menor que a caixa.
  • Papel pardo: além de ser uma proteção extra para a embalagem, esse item a torna ainda mais atrativa visualmente.
  • Fita adesiva de antiviolação: garante uma boa vedação da caixa de envio e ainda sinaliza ao cliente possíveis violações na embalagem.
  • Etiqueta de produto frágil: embalagens com produtos frágeis, como itens de vidro, devem ser identificadas por meio de uma etiqueta de alerta.

Dicas extras para entregar a embalagem perfeita

1. Pense na unboxing experience

O unboxing é o processo de tirar um produto de dentro da caixa e representa uma relevante etapa do processo de compra. Nesse sentido, ações como usar embalagens atrativas e enviar recados de agradecimento podem ser muito úteis. Neste post ensinamos você a surpreender os clientes por meio do unboxing!

2. Pesquise bons fornecedores de embalagens

Encontrar embalagens para e-commerce que tenham qualidade e preço justo pode ser um desafio. Pensando nisso, a dica é pesquisar muito e buscar um equilíbrio entre esses dois fatores, pois de nada adianta pagar pouco por pacotes que pecam no acabamento.

3. Busque diferentes soluções logísticas

A nossa dica final é pesquisar soluções logísticas diferenciadas. A maioria das lojas online realiza entregas por meio dos Correios, que têm grande alcance no Brasil. No entanto, utilizar em paralelo outras soluções pode ser um caminho interessante para otimizar o prazo de entrega, os custos logísticos e a experiência dos clientes.

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