Quando uma pessoa faz uma compra e se arrepende ou não recebe o que esperava, ela pode solicitar a devolução sem custo e obter o reembolso do seu dinheiro, como parte do programa de Compra Garantida do LiquidaExpress.
O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?
O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
Onde posso ver se querem me devolver um produto?
Quando o comprador solicitar uma devolução, você a verá refletida na lista de vendas. Lá, você poderá acompanhar as devoluções e o status do envio do produto.
O que acontece com o dinheiro da venda?
O dinheiro ficará retido em sua Carteira Digital e será descontado quando a devolução estiver a caminho.
Em alguns casos, dependendo do comportamento do comprador, o dinheiro será descontado três dias após o recebimento do produto de volta.
Se sua Carteira Digital não tiver saldo, uma dívida será gerada e será quitada ao adicionar ou receber dinheiro.
Quanto tempo o comprador tem para me devolver um produto?
O tempo que o comprador tem para solicitar a devolução, a partir do recebimento da compra, varia conforme o produto:
Categorias | Prazo Devolução |
---|---|
Câmeras e Acessórios Inclusive softwares, acessórios e componentes relacionados.
| 7 dias |
Demais produtos |
30 dias |
Há produtos que não podem ser devolvidos, a menos que o comprador tenha algum problema.
Devo pagar pelo envio da devolução?
As devoluções são grátis para você, exceto se o comprador pedir para devolver o produto porque não estava em perfeitas condições ou não estava de acordo com o combinado.
Se o envio for de sua responsabilidade, vamos descontar o valor da sua Carteira Digital quando a devolução estiver a caminho.
As devoluções afetam minha reputação como vendedor?
As devoluções não impactam sua reputação, exceto se você tiver enviado um produto diferente do que o solicitado pelo seu comprador, se o produto não funcionar ou estiver incompleto. Nesses casos, será considerada como uma reclamação.
Para alcançar ou manter a cor verde, você deve ter menos de 3% de reclamações em suas vendas.
O que acontece se a devolução não chegar nas condições esperadas?
Nós podemos te ajudar caso o produto devolvido não chegue conforme o esperado ou se você receber outro item no lugar.
Em 3 dias úteis após o recebimento, ao acessar sua venda, você pode nos avisar que conferiu o produto e reportar o problema. Vamos pedir que você nos conte o que aconteceu e anexe fotos do produto e da embalagem para que possamos entender melhor o problema e solucioná-lo.
Em quais casos podemos ajudar?
Há algumas situações em que não é possível oferecer a cobertura. Nesse caso, vamos prosseguir com a devolução do dinheiro ao comprador.
Por exemplo, não podemos te ajudar se você iniciar uma reclamação porque o comprador não entrou em contato com você antes de devolver o produto.
Além disso, não é possível oferecer cobertura se sua reclamação for relacionada aos mesmos problemas ou itens em falta reportados pelo seu comprador, ou por questões referentes à embalagem, como por exemplo:
- O produto chegou com a caixa ou embalagem original aberta;
- A embalagem chegou avariada, mas o produto está em perfeitas condições;
- O produto chegou sem a embalagem original.